A revolução dos baldinhos!

Uma boa idéia e alguns baldinhos podem sim inspirar uma revolução!

Há mais ou menos um ano, a comunidade Chico Mendes, na grande Florianópolis decidiu discutir o problema do lixo orgânico, que vivia espalhado pela comunidade provocando uma série de infestações de bichos e doenças.

Foi assim que surgiu a “Revolução dos Baldinhos”…

A equipe vai de casa em casa arrebanhando novos participantes para o programa. As famílias que topam participar recebem um baldinho para depositarem seus resíduos orgânicos. Outras famílias, em pontos estratégicos, recebem baldes maiores, as bombonas, e tornam-se PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária) da vizinhança.

Duas vezes por semana, as moradoras Nice e Rose, auxiliadas por João, um bolsista do Cepagro (http://www.cepagro.org.br/ – organização que apoia a iniciativa), circulam com um carrinho coletando as cascas e sobras de alimentos de boa parte da comunidade.

Tudo que é recolhido é levado até a Escola América Dutra Machado onde os restos de alimento passam pelo processo de compostagem. Em cerca de 3 meses deixam de ser “lixo” e transformam-se em um composto orgânico bastante fértil. Que é destribuído para as familias usarem em hortas caseiras, além é claro de nutrir a horta da escola.

Cerca de 2 toneladas de resíduos são recolhidos todo mês e claro, cuidadosamente processados pela Nice, pela Rose e pelo João. Mas o propósito é ampliar ainda mais a adesão das famílias e o volume da coleta. Elas já estão de olho num terreno público que fica nos fundos da quadra esportiva, e que acaba servindo de lixão pros moradores pouco instruídos. O sonho é transformar o espaço num grande PEV e pátio de compostagem.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s