Defendendo os interesses de quem!?!?

Triste ter que compartilhar isso hoje, mas acredito que é necessário passar adiante, e chamar atenção de todos para as pessoas que estão liderando nosso país.

O atual Curt Trennepohl, presidente do IBAMA, deu um entrevista vergonhosa para o programa de TV australiano 60 minutes que fez uma matéria denúncia sobre a represa de Belo Monte. Na entrevista, Curt fala de cara lavada que nenhuma comunidade indígena será afetada com a construção da Belo Monte, e justifica a construção da barragem no coração do Amazonas pelo fato de que o Brasil precisa de energia para crescer.

Quando questionado pela reporter se ele conseguia durmir com essa decisão, ele não hesitou para dizer que “Sim, of course!”. E foi nesse momento que a jornalista lembrou-lhe que as tribos do Amazonas, infelizmente não conseguem dormir, graças a decisão dele em relação a Belo Monte. E foi exatamente nesse momento que Curt decidiu terminar a entrevista, e não se pronunciar mais.

Cortou a entrevista porque não queria mais passar vergonha. Mal sabia ele, que a vergonha maior estava por vir. Ele pediu a seus assessores para tirar a equipe de filmagem da sala e fechou a porta. Mantendo a jornalista australiana pra dentro. O idiota em questão se esqueceu que os microfones continuavam lá dentro, e gravavam toda a conversa!

O presidente do IBAMA, diz para a jornalista que na Australia existem aborígenes, e que eles não foram respeitados. Quem não conhece a história da Austrália, o país tever sua população nativa, os aborígenes, praticamente dizimada, já que por muito tempo foram perseguidos em campanhas de extermínio dos colonizadores britânicos e por leis discriminatórias.

A jornalista ainda tenta rebater dizendo que justamente, os Australianos sabem que o que foi feito com os aborígines na Austrália foi errado, e pergunta se os Brasileiros querem fazer com os índios o mesmo que foi feito aos aborígines? E a resposta de Curt Trennepohl foi precisa: “Sim! Sim!”

É triste lembrar, que Curt Trennepohl, não é um cidadão qualquer, ele é o atual presidente do IBAMA. Para quem não conhece, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é um orgão do governo federal, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Que tem como principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.

E esse é o mesmo cara que em entrevista, deixa claro que não acha que seu trabalho não é cuidar do meio ambiente e sim “minimizar impactos ambientais”.

Ainda pior, esse mesmo funcionário público, que ocupa o cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) consegue durmir tranquilo, e acha que pode justificar e ligitimar o exterminio da população indígena do Brasil apontando o dedo para os erros cometidos no passado da Austrália.

Cade alguém do Ministério Público para se manifestar!? Esse cara, representante do governo, pode sair por ai falando que matar nossos índios, a fauna e a flora é normal, que já fizeram na Austrália, e nós não vamos fazer nada!?

Sinceramente, me sinto envergonhado! O Brasil é um país cheio de vontade e de potêncial para se tornar um grande líder global, para ser um exemplo para o mundo. Só que dai ficamos cegos de tanta ambição que acabamos dando tiro no pé! É realmente uma pena escolhermos nossas lideranças de forma tão errada.

É realmente uma pena, que um criminoso como o senhor Curt Trennepohl ainda consegue durmir tranquilo em sua casa, enquanto deveria estar no xadrez, preso por ser conivente e réu confesso de todos esses crimes contra a humanidade.

A matéria inteira, feita pela equipe do programa de TV “60 Minutes” da Australia pode (e deve!!!) ser assistido aqui: http://sixtyminutes.ninemsn.com.au/videoindex.aspx?videoid=49f44691-501b-41b9-b753-bb77ee77082b&uuid=49f44691-501b-41b9-b753-bb77ee77082b Infelizmente, a matéria ainda está só em inglês!

 

Advertisements

One thought on “Defendendo os interesses de quem!?!?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s