Design Thinking na d-USPLeste: Exposição de protótipos HOJE!

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades e o d-USPLeste, Laboratório de Design, Inovação e Criatividade, apresentam a primeira Exposição d-USP, que será realizada hoje, segunda-feira (27), das 12 às 17h, no prédio do Ciclo Básico.

O evento apresentará os resultados obtidos e protótipos desenvolvidos pelos grupos que participaram do curso de difusão “Construindo competências colaborativas interdisciplinares e criatividade na resolução de problemas da sociedade – Uma introdução prática ao Design Thinking”.

A exposição é aberta e permitirá que todos (universitários, membros da comunidade ou profissionais das áreas abordadas) se familiarizem com a metodologia de Design Thinking, uma pedagogia de inovação e criatividade que foi inicialmente implantada na universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.

Os participantes do curso de difusão se dividiram em grupos multidisciplinares, compostos por alunos e professores de diferentes unidades da USP, membros da comunidade e de empresas, e adquiriram técnicas que permitem o desenvolvimento efetivo de designs inovadores e eficientes para os desafios abordados.

Se você quer saber mais sobre Design Thinking, vale a pena conferir o site da IDEO, que publicou um Kit de Ferramentas (inclusive em Português!) com tudo que voce precisa saber sobre HCD – Human-Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano), um processo usado por décadas para criar novas soluções para empresas multinacionais.

http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/

O uso do HCD permitiu a criação de soluções como o computador de baixo custo para o grupo Positivo, a estratégia de crescimento das Havaianas e o Sistema Para Doação de Sangue da Cruz Vermelha – inovações que colaboraram para melhorar a vida de milhões de pessoas.

Mas voltando a  nossa exposição na USPLeste, os temas dos projetos desenvolvidos variam desde, por exemplo, o desafio de atender as necessidades de portadores do mal de Alzheimer até a modelagem de um espaço cooperativo e inovador na Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), utilizando alunos, professores e funcionários como parâmetros para a caracterização das necessidades que o espaço atenderia. Já um grupo da Faculdade de Educação (FE-USP) desenvolveu um projeto que estuda como aumentar o acesso de alunos da rede pública de ensino na Universidade de São Paulo por meio de campanhas de divulgação da própria universidade. Há ainda temas como o desenvolvimento do aspecto cultural de regiões da zona leste através de ações artísticas e esportivas, além da utilização de tecnologia SMS em projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Meu grupo se apresenta entre as 15:50 e 16:10, com o projeto de Mobile Banking (EACH) – Nosso grupo esta buscando desenvolver a região onde operam os bancos comunitários, implementando métodos para facilitar a absorção de moedas sociais e criando práticas de cooperação de comerciantes da região.

Com o encerramento do curso de difusão, a exposição vem também lançar e divulgar a implementação do d-USPLeste, Laboratório de Design, Inovação e Criatividade, que abrigará na EACH os projetos que tiverem continuidade, bem como novas atividades que surjam em torno da metodologia do Design Thinking.

Maiores informações sobre a feira aqui:  d-USPLeste_Design_EXPO_final_6-21-11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s