Mudar o futuro começa hoje

Oi gente!

Esta é a primeira vez que eu consegui sentar na frente do computador para escrever alguma coisa no blog. O tempo aqui parece voar, e acho que isso acontece pelo fato de que, quando começam a sobrar idéias, começa a faltar tempo. Durante esses três dias a equipe “Two Brasilians and a half” (dois brasileiros e meio), composta por mim, Marina Pecoraro (São Paulo) e Andrew Kornhager (Nova Iorque), rodou por três diferentes projetos gravando e se divertindo muito!

No primeiro dia, na terça feira, ajudamos uma comunidade a uma hora e meia distante de Stirlin a plantar árvores num parque recém construído. A intensão é fazer com que borboletas, pássaros, abelhas e outros animais voltem ao parque, antes um lugar vandalizado pela juventude local. O clã número treze sujou as mãos e teve de enfrentar uma chuva forte durante o “action project”. Trabalho cumprido, todos de volta são e salvo para Stirlin University.

O segundo dia foi mais recreativo. Acompanhamos o clã número um até um parque aquático onde estava acontecendo uma espécie de gincana para crianças. Tinha de tudo! Eu voltei à minha infância completamente! Os delegados ensinaram a molecada a jogar bola, golf, escalar em um muro, andaram de barco, pedalinho, se entupiram de sorvete e se divertiram com um grupo de teatro. Ali eles puderam se integrar ainda mais à comunidade.

Ontem, um dia depois do meu aniversário (o pessoal aqui fez uma festinha de arromba pra mim, estilo “international meeting”!), fugimos do nosso percurso original para acompanhar o clã 33 num “action project” sobre HIV e AIDS. Primeiro, fomos visitar o recém fundado Parlamento Escocês, que não se parece nada com um lugar para políticos. O prédio foi projetado num design moderno e mais parece uma galeria de arte do que um parlamento! MUITO bonito. Depois, participamos de um debate sobre HIV e AIDS onde filmamos os delegados que trabalham com esse tema em seus países, discutindo melhores soluções para ajudar o combate à AIDS na Escócia.

Domingo é o encerramento e jovens do mundo inteiro irão até o Parlamento Escocês entregar o documento que comprova o poder que a juventude pode exercer para ajudar a mudar a crise mundial. É fato, o governo escocês está de parabéns pela iniciativa e pelo investimento em causas sociais, principalmente relacionadas à juventude. Tenho certeza que todos nós participantes fizemos bom proveito do congresso e iremos voltar ainda mais confiantes em nossos projetos e idéias. Falo por mim, estou me sentindo reciclado! Estou cheio de idéias, cheio de contatos, conheci gente do mundo inteiro e isso vai ajudar muito a continuar meu trabalho nos programas que eu apresento na TVE (ATITUDE.COM e ATITUDE NO TELHADO). Hoje faço a transmissão ao vivo para o programa, às seis e meia da tarde, umas dez e meia da noite aqui. Espero que o meu exemplo, a minha viagem à Escócia, e minhas palavras façam alguma diferença. Quando voltar ao Brasil vou ter trabalho para fazer durante um bom tempo, ou seja, nos próximos dois anos que vou esperar para participar do próximo evento, já vou ter exibido o vídeo em diversas escolas públicas e estaduais no Rio de Janeiro, falando sobre as metas do milênio. Tomara que até lá o Brasil melhore um pouco mais e a juventude comece a perceber que não dá mais pra ficar como está. Temos de mudar o futuro começando pelo presente!

Be the change!

Melhorar o mundo pode começar com um sorriso, um bom dia, um obrigado, assim como na sua participação em projetos ligados à causas sociais.

Esperamos que você também faça a sua parte!

Saudades da terrinha…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s