Acontecimentos, impressões, e, finalmente… o sol!

Agora são passados quarenta minutos depois das sete da noite. Este horário, para a grande maioria dos participantes deste congresso é o momento de digerir o jantar… que nos é servido diariamente das 17h30min às 19h30min.

Para organizar os cerca de 650 participantes (600 delegados e 50 jornalistas), nós fomos divididos em 40 clãs que funcionam como famílias que se encontram diariamente pela manhã. Cada clã tem um local de encontro, um líder, um nome (que funciona como um sobrenome), e um número – previamente atribuído- que corresponde ao Action Projetc* de que seus membros irão participar.

A idéia é promover uma vivência intercultural, que garanta um intercâmbio de experiências entre os delegados. Ou seja, aproveitar a oportunidade de compartilhar pontos de vista e discutir como promover a sustentabilidade num mundo tão cheio de diversidades (ainda bem!), e com problemas tão comuns!) ; motivo pelo qual a organização tomou o cuidado de evitar encaixar pessoas do mesmo país no mesmo grupo.

Exemplificando, meu clã tem pessoas da Bósnia, do Vietnã, da China, do Pakistão, da Escócia…
Muita riqueza… muita coisa boa numa coisa só!!!

Cabe destacar aqui que o nível de organização nos tem impressionado. Durante o encontro dos clãs esta manhã, cada delegado recebeu uma agenda particular de suas atividades pessoais para o dia. Atividades essas particularmente agendadas (já que a gama de oficinas e rodas de discussão não é pequena!).

Hoje, domingo, foi o dia em que as atividades começaram efetivamente para os delegados.

A maioria do dia foi tomada por diferentes rodas de discussão.

E, pela noite, teremos apresentações culturais.

A boa notícia para os Brasileiros é que a América Latina, mais uma vez propõe formar uma unidade extra-oficial, para discutir e trabalhar juntos. Digo mais uma vez porque o mesmo aconteceu em Marrocos, no último Congresso Mundial da Juventude, em 2003.

O primeiro encontro dos latino-americando acontece hoje à noite.
E, felizmente, para muitos deles, a reunião será um reencontro…

Que seja alegre, que seja séria e cheia de vitalidade esta união. Não foi à toa que o sol resolveu finalmente apontar no céu e inundar este campus de luz e calor.

Por hora é isso!!!

ps: Atendendo ao pedido da Isis…as atividades para os próxioms dias, em linhas gerais, são

SEGUNDA: oficinas
TERÇA, QUARTA E QUINTA: action project

Logo mais a gente volta com detalhes.

*Terça, Quarta, Quinta e Sexta Feira cada grupo parte para uma parte do país, para trabalhar por três dias em projetos sociais envolvidos com os temas do congresso, disponíveis no site do evento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s