Preparação WYC e a cabeça cheia de perguntas

Salve salve Galera!

Léo Jianoti postando … 😀

Embarco na quinta para WYC junto com o João Felipe.

E enquanto não chegam notícias e imagens fresquinhas da galera que já tá por lá, tô postando um artigo que escrevi na YBNews sobre a preparação WYC.

É mais importante uma cabeça bem-feita que uma cabeça bem cheia! Dá-lhe Brazucas!

—-

Congresso Mundial de Juventude e uma cabeça cheia de perguntas

Contando os dias para o início do Congresso Mundial de Juventude (WYC – World Youth Congress – Scotland 2005), tentando me concentrar na preparação da participação brasileira, e muitas coisas passando pela cabeça. Além da responsabilidade de representar meu país num evento de tamanha repercussão, é importante ainda garantir a participação de todos os envolvidos em atividades de juventude no Brasil. Em momentos de preparação para esse tipo de evento, a ansiedade é tamanha que faz os delegados buscarem muita informação, encherem as cabeças sobre os assuntos possíveis e confecção de planejamentos e propostas de ação comum em âmbito internacional e local.

Isso é de essencial importância, e sem dúvida, fortalece o trabalho da delegação. Porém, andei refletindo sobre esses pontos, conversando com o grupo ou comigo mesmo, e percebi o efeito de uma frase que sempre digo: quando somos jovens as perguntas são mais importantes que as respostas.


O mundo está cheio de respostas! A escola (colégios ou faculdades) nos cobra e nos enche de respostas. Nossos pais exigem respostas, o povo exige respostas dos governantes, os empreendedores sociais tentam dar respostas aos problemas sociais, os corruptos têm respostas pra tudo! Estamos numa ilha cercada de respostas por todos os lados.

Mas onde estão as perguntas? Elas são deixadas em segundo plano? E olhem que na grande maioria dos casos, se bem elaboradas, já contêm a solução mais criativa. Estranho isso, não?

A idéia que vai e volta em minha cabeça é que podemos enxergar as soluções através do entendimento dos problemas. E esse entedimento não é automático, ele nasce do bombardeamento de perguntas. Quando temos muitas respostas, levamos pacotes prontos para os problemas e desconsideramos as inúmeras possibilidades daquela problemática. Temos que evitar ter ‘solucionáticas’ de bate-pronto. Temos que conversar com o problema, de forma rápida (afinal o mundo não pode esperar), mas de maneira inteligente.

É como olhar por um funil …

Uma cabeça cheia de respostas realmente tem mais informações e olha o ambiente pelo lado maior do funil. Porém seu campo de visão é estreito, é o lado menor do funil. Já uma cabeça de provocações, perguntas e inquietações, parece olhar pelo lado menor do funil (afinal ainda não ‘conhece’ o assunto, pois está cheio de questões), mas seu campo de visão é o lado maior do funil. Repleto de possibilidades e alternativas. Se analisarmos as grandes transformações ocorridas nos últimos tempos, elas nasceram de grandes perguntas. A Terra é redonda? O homem pode voar? Posso falar com alguém à distância? Etc, etc, etc.

As Metas do Milênio (www.nospodemos.org.br) serão os principais tópicos desse evento, e que somados ao ativismo juvenil, podemos mudar o mundo! São assuntos mais que provocantes para jovens ativistas. Portanto, os funis e os ambientes estão aí, agora você escolhe como quer atuar.

Mexam as cucas e vamos mostrar do que o jovem é capaz de fazer as transformações necessárias de forma inteligente e efetiva! Montem fóruns em suas cidades ou simplesmente reúnam amigos em sua casa e conversem sobre esses assuntos. Acompanhem o site do WYC (www.scotland2005.org) e nosso blog (congressomundialdajuventude.blogspot.com) . Continuem dando bons exemplos, e nunca, mas nunca mesmo, desistam de seus sonhos e ideais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s